Colinas lança Projeto 1000 Dias: a primeira infância para mudar uma vida inteira

No sábado, dia 1º de dezembro, ocorreu o lançamento do Projeto Colinas 1000 Dias – para mudar uma vida inteira. A atividade foi realizada no Posto de Saúde de Colinas. Na ocasião, 20 bebês entre zero a dois anos, acompanhados dos pais e familiares, puderam experimentar uma manhã de descobertas e muita diversão.

“Tanto a nutrição adequada, especialmente desde a gravidez até os dois anos da criança, quanto a estimulação precoce nos primeiros anos de vida desempenham um papel fundamental no processo de formação e desenvolvimento cerebral e contribuem decisivamente para o pleno desenvolvimento da criança, tendo influências impactantes na vida adulta”, explanou a nutricionista Ana Paula Jasper, uma das coordenadoras do projeto.  

Durante a manhã os bebês se dividiram em três atividades: dança com sling, orientada pela educadora física Simone Knop, estimulando o fortalecimento de vínculos entre os pais e os bebês; orientação em saúde bucal, com a dentista Lana Rieth; e um circuito de estímulos sensoriais sob a orientação da fonoaudióloga Gisele Rezende. “Com certeza, na pré-escola as crianças são muito incitadas a aprender coisas novas, mas os estímulos feitos através das brincadeiras com os pais são muito mais significativos para a criança. A maneira com que os pais conduzem esses estímulos influencia diretamente no desenvolvimento de diversas habilidades, como a linguagem, por exemplo, e na relação que a criança constrói com o mundo, deixando-a mais segura para fazer descobertas”, diz. A equipe acredita que esse tipo de ação pode gerar uma desmistificação do ambiente de saúde para as famílias, transformando o mesmo em um local acolhedor e de aprendizado para todos.

O projeto terá continuidade. Ao longo dos próximos meses serão oferecidas outras atividades e palestras para os pais e seus bebês, como introdução alimentar, disciplina positiva, musicalização, entre outras ações. “Sabemos que os frutos dessas ações não serão colhidos hoje, mais sim no futuro”, finaliza a técnica de enfermagem Eliane Neuhaus. Além das atividades do projeto, a sala de vacinas esteve aberta para atualizações das carteirinhas de vacinas.

 

Dia Mundial de Combate à Aids

 Alusivo ao 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, o Posto de Saúde esteve aberto no sábado à tarde para realizações de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, além de coleta de exames citapatológicos, o chamado pré-câncer. O objetivo deste dia é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social. A data está voltada para que o mundo una forças para a conscientização sobre a Aids. Desde o final dos anos 80, tal dia vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.

 

Fotos: Divulgação

Portais:

                                                         webmail