Posto de Saúde estará aberto aos sábados para exames citopatológicos e vacinas

Em mais uma iniciativa de promoção à saúde e prevenção de doenças, a Secretaria Municipal de Saúde de Colinas informa que nos dias 6 de outubro e 10 de novembro a Unidade Básica de Saúde (UBS) estará realizando atendimentos específicos para Coleta de Exame Citopatológico (CP) de mulheres e atualização vacinal de adultos e crianças em geral.

 

A prioridade nos atendimentos é para munícipes que, em razão do trabalho, não possuem condições de procurar a UBS em horário normal ou horário de meio-dia. Para tanto, a equipe de Agentes Comunitárias de Saúde estará realizando um levantamento dos casos prioritários.

 Sobre o citopatológico

 A realização periódica do exame citopatológico é a estratégia mais adotada para o rastreamento do câncer do colo do útero. A coleta é indicada a partir dos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram atividade sexual, devendo ser realizada até os 64 anos. O intervalo entre os exames deve ser anual, porém, após dois exames negativos, o exame pode ser realizado a cada três anos. Após essa idade, as mulheres que tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos, podem ser dispensadas da realização do exame. Já para as mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame citopatológico, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais.

 

Sobre exames preventivos

 Os exames preventivos de mamografia e citopatológico, integrantes da Linha de Cuidado de Saúde da Mulher, têm sua qualidade controlada pelos diferentes setores de Vigilância Sanitária, tanto dos estabelecimentos privados quanto os vinculados ao SUS. Portanto, a garantia da qualidade é a mesma em todos os estabelecimentos de saúde.

 

Foto: Vitória Stürmer Bortoletti/Arquivo

Portais:

                                                         webmail