Saúde de Colinas atualiza cadastro da população

Diante da modificação do Sistema de Informação da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Colinas vem realizando a atualização dos cadastros da população.“Migramos as informações para unificarmos o cadastro da população: o prontuário eletrônico dos pacientes, o sistema da farmácia da Unidade Básica de Saúde e o sistema de transporte dos pacientes.

Dessa forma, todas as informações necessárias estarão disponíveis em um único sistema, agilizando o trabalho, pois ainda utilizaremos tablets no serviço das Agentes Comunitárias de Saúde”, diz a Secretária Municipal de Saúde de Colinas, Patrícia Nietiedt.

Outro objetivo é a realização da atualização dos cadastros dos domicílios e moradores do município. Em consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) verificou-se a existência de 3.066 cartões ativos que possuem Colinas como município de residência declarado, sendo que a população, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2017 é de 2.499 habitantes. A atualização é realizada durante a visita da Agente Comunitária de Saúde, não sendo necessário que os moradores se desloquem a Secretaria da Saúde para o procedimento

Segundo a secretária, a atualização permitirá a verificação dos cadastros de efetivos moradores, possibilitando averiguar quais estão em duplicidade ou desatualizados. “Os atendimentos de urgência ocorrerão a todos que necessitarem, mas a continuidade de tratamento estará condicionada a residência no município, pois, pelas normativas técnicas, a atuação da atenção à saúde está vinculada ao município de residência”.

Foto: Vitória Stürmer Bortoletti/Arquivo

Portais:

                                                         webmail