O Município de Colinas é um paraíso situado no Vale do Taquari. É destaque nacional nas áreas da educação, saúde e qualidade de vida.

A beleza dos jardins conservados pelos moradores e pelo Município destaca Colinas como "Cidade Jardim", preservando o meio ambiente e proporcionando satisfação e auto estima da população.

Colinas Colinas Colinas Colinas Colinas

Notícias

15/08/2007

Colinas sediou Audiência Pública para discutir o Estatuto do Idoso

                  O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, deputado Marquinho Lang e o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislativa do Senado Federal, senador Paulo Paim, participaram, no último dia 10 de agosto,  da Audiência Pública que debateu o Estatuto do Idoso – aprovado pela Lei nº 10.641/2003 – no município de Colinas.                    

                     Prestigiaram também o evento o prefeito municipal, Edelbert Jasper, o presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Goldmeier, as soberanas do município,  prefeitos e vereadores de diversos municípios do Vale do Taquari e representantes de entidades assistenciais aos idosos da Região. Além das autoridades municipais e regionais, um grande número de idosos do município se fizeram presentes, participando atentamente da Audiência Pública e todos foram presenteados com  belas apresentações: da Banda Municipal, do Coral da 3ª Idade Eugenita e do Grupo de Danças da 3ª Idade Morgenstern.  Após, foi oferecido um delicioso almoço, preparado pela AMC – Associação das Mulheres Colinenses. À tarde aconteceram diversas brincadeiras, um baile animado pela Banda dos Amigos, brindes e lanches.

 

   O município de Colinas foi escolhido para este debate nacional por que 15,60% de sua população tem acima de 65 anos, ou seja, tem o maior percentual de idosos do país, alcançando percentuais europeus. No Vale do Taquari são 12% da população. Os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população total do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2000. A população brasileira vive hoje, em média, 68,6 anos – 2,5 anos a mais do que no início da década de 90. Estima-se que em 2020 a população com mais de 60 anos no país deva chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total) e a esperança de vida a 70,3 anos. Isto é um reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde, da qualidade de vida e à redução da taxa de natalidade. Em uma década o número de idosos no Brasil cresceu 17% - em 1991 ele correspondia a 7,3% da população. Apesar disso, ainda há muita desinformação sobre as particularidades do envelhecimento e muito preconceito e desrespeito em relação às pessoas da terceira idade.               

Voltar
Prefeitura Municipal de Colinas
Rua Olavo Bilac, 370, Centro
Colinas - RS / CEP: 95895-000
Fone: (51) 3760-4000 FAX: (51) 3760-1161
administracao@colinasrs.com.br
Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital