Produtores rurais prestigiam Tarde de Campo em Colinas

Agricultores e lideranças participaram da Tarde de Campo sobre Gestão Sustentável da Propriedade de leite no último dia 13 de setembro, Linha Beija-Flor. O evento foi realizado na propriedade de Edeli e Nelson Gattermann, que atuam há mais de 40 anos na atividade leiteira. Promovido pela Emater-RS/Ascar, juntamente com a Cooperativa Languiru e prefeitura, através da Secretaria Municipal da Agricultura, contou com grande público no evento.

 

A programação contou com a saudação da família Gattermann e do prefeito Sandro Herrmann. As atividades iniciaram com a apresentação da propriedade e a gestão sustentável da propriedade de leite, políticas públicas, planejamento e execução das atividades em conjunto com a família, levando em conta questões sociais, econômicas e ambientais apresentadas pela Emater. Em seguida, os técnicos da Cooperativa Languiru falaram sobre a importância dos cuidados com a nutrição do gado leiteiro, sanidade e conforto animal nas propriedades, principalmente a questão do acompanhamento das vacinas que o gado necessita realizar anualmente.

 

Demais abordagens foram realizadas pela Emater sobre plano socioassistencial na defesa e garantia de direitos com inclusão social e produtiva. Conforme a extensionista social, Cleide Gutierrez, o objetivo do plano é promover e assessorar ações de acompanhamento técnico e social na melhoria da qualidade da alimentação das famílias diversificando os meios de produção, organização da propriedade e comercialização do excedente, promovendo a geração de renda às famílias assistidas. “Na propriedade do casal Edeli e Nelson Gatermann a produção para o auto consumo atinge cerca de 95%, utilizando práticas agroecológicas, o rodízio de culturas, por exemplo, segue a lógica da alimentação da família produtora, assim a produção é mais diversificada e permite que o solo retenha nutrientes”, exemplificou. A estação trabalhou ainda o tema “Somos o que comemos”, mostrando que tal afirmação é real e retrata a importância dos alimentos na nossa saúde e que é na nossa horta que encontramos as vitaminas e minerais necessárias a nossa saúde e qualidade de vida, também prevenindo muitos males.

 

“No que diz respeito ao acesso à proteção social, no município de Colinas não é diferente do resto do estado, onde a população que vive na zona rural possui maior dificuldade de acesso ás políticas públicas, tanto nos aspectos ligados as questões economias como nas questões sociais mais diferenciadas a melhoria da qualidade de vida”, ressaltou Cleide.

 

Prosseguindo com as atividades, a Empresa de Energia Solar Fotovoltaica apresentou o resultado do levantamento do consumo de energia nas propriedades einstalação de placas coletoras de energia. A Agência do Sicredi, representada pela gerente Raquel Reis Bozzetti, juntamente com o analista de crédito rural, Gilnei Reis da Silveira, da Agência do Sicredi de Teutônia, abordando as linhas de crédito sobre o PRONAF ECO, juros subsidiado a 2,5% ao ano.

 

Segundo a chefe do escritório municipal da Emater-RS/Ascar de Colinas, técnica Lídia  Dhein, “o desenvolvimento de ações junto às famílias rurais é de fundamental importância, pois é na propriedade que a família vive e é dela que tira o seu sustento, devendo-se pensar como melhor cuidar dela, com vistas ao desenvolvimento local”, sustentou.

 

Após o encerramento das atividades, as 60 pessoas presentes puderam participar de um lanche. O evento contou ainda com o apoio da Empresa SOLBRAS e Banco Sicredi.

 

Foto: Fabrício Fiel

Portais: