Saúde bucal alcança escolas de Colinas através de atividades educativas

Entre os dias 14 e 16 de agosto o município de Colinas contou com intensas atividades na área de saúde bucal. Na Escola Estadual de Ensino Médio e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ipiranga foram realizadas ações de aplicação tópica de flúor, entrega de escovas dentais, avaliação dos alunos com o objetivo do conhecimento dos problemas bucais mais frequentes e passar orientações quanto a necessidade de algum tratamento odontológico. Os alunos, a partir do 6º ano, se enquadram no Projeto "Vamos sorrir", que os alerta como um semáforo vermelho, amarelo ou verde, sinalizando o grau do problema encontrado.

Já os alunos do Jardim ao 5º ano se enquadram no Projeto "Sorrindo para o futuro", realizado em parceria com o SESC, que estimula o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis bucais, alimentação e atividades físicas. Para eles foram realizadas a distribuição de escovas dentais, avaliação individual dos estudantes, revelação de placa bacteriana, vídeos educativos sobre higiene bucal e apresentação de bonecos do SESC que divertem as crianças.

 Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pequeno Mundo foram realizadas diversas atividades como a orientação das professoras quanto a higiene bucal dos alunos, brincadeiras sobre a cárie dentária, músicas sobre a escovação dos dentes, exame bucal e higiene bucal supervisionada.

 Em torno de 400 crianças e adolescentes foram atingidos nesses três dias.  Conforme a Secretária Municipal de Saúde, Patrícia Nietiedt, “todas estas ações visam à aproximação e quebra de barreiras entre as crianças e adolescentes com o dentista, criando vínculo e maior confiança durante o atendimento odontológico. Também serve de reforço em relação à importância do cuidado com a higiene bucal e alimentação saudável”, explica.

Na oportunidade, a dentista Guadalupe Dumke Cobalchini despediu-se de suas atribuições realizando inúmeras ações em saúde bucal com as crianças e adolescentes nas escolas do município. Aproveitou-se a ocasião para apresentar a nova dentista Lana Rieth Feldens, que dará continuação às ações.

Fotos: Divulgação

Portais:

                                                         webmail