Dia Mundial do Leite: 6,3 milhões de litros foram produzidos em Colinas em 2019

 

O Dia Mundial do Leite é comemorado no dia 1º de junho. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU, da sigla em inglês), em 2011, com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos à população mundial.

A Secretária da Agricultura de Colinas, Raquel Klein Diehl, destaca que no início da gestão do prefeito Sandro Herrmann foi ampliado os incentivos à produção de leite através da Lei Municipal nº 1.748 de 2017. Os incentivos são inúmeros, entre eles: vale inseminação; vale veterinário; controle e erradicação de brucelose e tuberculose; auxílio para lona de silagem; auxílio talão nota 10; terraplanagem para a construção de galpão e sala de ordenha; fechamento de silagem com isenção de pagamento; transporte de calcário; auxílio de 7% para construções novas; subsídio municipal para o milho troca-troca e subsídio parcial de horas máquinas.

A Emater de Colinas é parceira da Secretaria Municipal da Agricultura na assistência técnica ao produtor. Conforme a extensionista rural, Lídia Dhein, em Colinas a produção de leite é importante para a economia do Município. O leite está entre os três primeiros produtos mais importantes da agropecuária colinense, juntamente com a produção de aves e de suínos. O agronegócio do leite e seus derivados desempenham um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população. São cerca de 1.800 vacas ordenhadas na pecuária de leite em Colinas. Cerca de 60 famílias colinenses produzem em torno de 6,3 milhões de litros anuais.

Para a saúde, a importância do leite na alimentação é reconhecida desde os primórdios da humanidade. Como afirmou o filósofo da Grécia Antiga, Hipócrates, considerado o Pai da medicina, "é um alimento muito próximo da perfeição". Rico em proteína e carboidrato, o leite é considerado o principal alimento fonte de cálcio para a nutrição humana. Para suprir as necessidades diárias de cálcio, a FAO/ONU recomenda consumir três porções de lácteos por dia ou 1000 mg. O ideal é ingerir um copo de 200 ml da bebida, uma fatia de queijo de 50 gramas e um iogurte.

Foto: Divulgação

Portais:

                                                         webmail