Segunda etapa de vacinação contra a gripe ocorre nas quintas-feiras



A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou nesta quinta-feira, dia 16 de abril. Nesta, estão incluídos ao grupo prioritário, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, trabalhadores portuários, doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento. A imunização ocorre nas quintas-feiras no Ginásio Municipal de Esportes. O objetivo é evitar a aglomeração no Posto de Saúde. As pessoas devem se dirigir ao local para imunização munidas de Carteira de Vacinação e Cartão do SUS, atestado médico ou comprovante de trabalho.



Os caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo, por exemplo, foram incluídos por prestarem serviços essenciais e estarem expostos ao Coronavírus. Apesar de não ter eficácia contra o Covid-19, a vacina auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação do Coronavírus. Outra vantagem é reduzir a procura pelos serviços de saúde.

 A Equipe de Saúde possui em seu estoque poucas doses. Por isso, orienta as pessoas pertencentes a estes grupos, que liguem para a Unidade de Saúde para se certificarem da existência destas, já que o envio do Governo Federal acontece por meio de pequenas remessas.
Pacientes com hipertensão e diabetes, não precisam de atestado médico, já que as agentes comunitárias de saúde já disponibilizaram a Secretaria da Saúde uma lista atualizada destes. Para as demais doenças crônicas, é imprescindível o atestado médico. Quem não tiver, não poderá receber a vacina.

Portais:

                                                         webmail