Saúde retoma grupos de orientação e prevenção

 

 

Neste mês, a Secretaria Municipal da Saúde retomou os grupos mantidos pela pasta. Na última quinta-feira, dia 5 de março, ocorreu o primeiro encontro da Oficina Terapêutica de 2020, na Academia de Saúde. As informações repassadas foram sobre autoestima e autocuidado e como isso afeta a saúde mental. Massagem e pintura de unhas também foram oferecidas. O próximo encontro ocorre nesta sexta-feira, dia 12, às 1h 30 min, na Academia de Saúde.

 

Já na última sexta-feira, dia 6, ocorreu o retorno das programações envolvendo o Grupo de Diabéticos Zuckergruppe. A atividade ocorreu na Academia de Saúde e contou com roda de conversa e participação da psicóloga Angélica Renner. Ela falou sobre autocuidado do paciente diabético. A próxima reunião ocorre dia 20, às 13h30min, no mesmo local. O assunto será a quantidade de açúcar nos alimentos com a nutricionista Ana Paula Jasper.

 

Para a secretária municipal de Saúde, Patrícia Nietiedt, a realização dos trabalhos com os diferentes grupos da população é muito importante para a comunidade, pois possibilita olhar com atenção para um cuidado educativo. “Nos grupos é possível ouvir o outro, aprender com o outro, trocar experiências, contribuir para o enfrentamento da doença ou então do seu momento de vida. É possível criar redes de apoio no processo de adoecimento e/ou sofrimento no cotidiano do indivíduo e da comunidade, compreendendo a si mesmo e aos outros. Além disso, leva a equipe de saúde para dentro da comunidade, tornando ela um espaço de atenção em saúde, acabando com a ideia de que somente no Posto de Saúde as pessoas podem ser atendidas”, explica.

 

Foto: Divulgação

Portais:

                                                         webmail