EMEI Pequeno Mundo retorna às aulas em Colinas

 

Sessenta e duas crianças retornaram às aulas na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pequeno Mundo de Colinas. As atividades foram reiniciadas em 28 de janeiro. Para este ano, o projeto coletivo tem como tema “Um lugar para ser feliz”. Hoje, os pequenos são divididos em dois berçários e três maternais.

 

Os alunos desfrutam semanalmente de aulas de música e educação física com professores especializados. A alimentação das crianças é supervisionada por uma nutricionista, que também orienta as educadoras e presta atendimento aos pais quando necessário. A fim de fortalecer a importância do valor nutricional, os alunos dos maternais são responsáveis pelas hortas, onde cultivam alimentos orgânicos que são aproveitados para consumo na própria escola.

 

Para o desenvolvimento psíquico, a EMEI também conta com atendimento de uma psicóloga, que acompanha o desenvolvimento da criança, além de prestar serviços aos pais, assim como de uma fonoaudióloga que realiza um trabalho junto às crianças e famílias.

 

Já a estrutura é composta por salas climatizadas e arejadas. Há um playground forrado com grama sintética e brinquedos adequados às faixas etárias, assim como espaço com areia protegido por tela e um hall totalmente coberto que abriga um local para estimulação dos bebês. Um dos projetos desenvolvidos dentro da escola é o “1000 Dias”. Em uma parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, os profissionais da área desenvolvem ações com os alunos de zero a dois anos, assim como com pais. “A creche é sempre nossa parceira. Enviamos convite nas agendas a fim de atingir todas as crianças que frequentam a EMEI”, explica a nutricionista e responsável pelo projeto, Ana Paula Jasper.

 

Ainda há a biblioteca com coleções infantis. “Com o incentivo da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, temos o privilégio de receber constantemente livros novos, desenvolvendo assim o gosto pela leitura”, sustenta a coordenadora escolar, Elisete Messer Weber.

 

A novidade deste ano é o espaço adaptado para recepção dos nossos pequenos, pensado em proporcionar maior segurança. O horário de atendimento da escola é das 6h30min às 18h30min, de segunda a sexta-feira.

 

“Os profissionais que lá atuam realizam um trabalho pedagógico através de projetos voltados ao interesse e maturidade dos seus alunos. A escola prioriza o bem estar da criança, a fim de que se desenvolva de uma forma harmoniosa e se sinta feliz”, finaliza Elisete.

 

“Deixamos na creche com a maior tranquilidade”

 

Entre os 62 alunos está a pequena Pietra Pretto, de seis meses, que faz parte do berçário A. Ela é filha de Mariana Müller e Leandro Pretto. “Só temos coisas boas para falar da creche. Acredito que o início seja um momento difícil para todas as mães que saem da licença, voltam ao trabalho e tenham que se desligar dos filhos de uma forma brusca. Porém, o fato de nós termos escolhido a creche em Colinas fez com que esse momento não fosse tão doloroso. Deixamos ela diariamente com a maior tranquilidade possível e com a certeza de que está sendo bem cuidada e qualquer problema que estiver apresentando nós somos informados pelas professoras que por sinal são maravilhosas.  Estamos surpresos com a qualidade desde limpeza até estrutura da escolinha. Está sendo uma experiência bem legal para toda a nossa família”, elogia Mariana.

 

“Por se tratar de uma Escola, a EMEI Pequeno Mundo precisa seguir o Documento Orientador do Território Municipal, construído em 2019 a partir do estudo realizado da Base Nacional Comum Curricular (bncc) e do Referencial Curricular Gaúcho (RCG) com assessoria da Secretaria de Educação. Há um currículo estruturado em cinco campos de experiência: a) o eu, o outro e o nós; b) corpo, gestos e movimentos; c) traços, sons, cores e formas; d) escuta, fala, pensamento e imaginação; e) espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Na EMEI se contempla o que legalmente é exigido (trabalho pedagógico) e ainda se faz mais (espaço de cuidado) através do trabalho de uma equipe qualificada e do comprometimento de todos os envolvidos na relação família e escola”, ressalta a Secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Aline Horst. Enfim: “EMEI Pequeno Mundo, um lugar para ser feliz”, encerra.

 

Fotos: Fabricio Fiel

Portais:

                                                         webmail