Colinas foca em projetos para desenvolvimento do turismo

 

No último dia 22 de janeiro, Colinas foi sede de uma visitação turística (Famtour) através do G7 – Grupo dos sete municípios da região: Colinas, Imigrante, Teutônia, Westfália, Estrela, Poço das Antes e Paverama que se uniram para montar um roteiro turístico. A atividade contou com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Pontos e empreendimentos das cidades foram visitados. Na oportunidade, dicas e orientações foram repassadas sobre como promover de forma correta o turismo local e desenvolver cada empreendimento.

 

Já na última quinta-feira, dia 13 de fevereiro, na Câmara Municipal de Vereadores de Colinas, reuniões foram propostas tendo como finalidade o desenvolvimento do turismo. O prefeito, Sandro Ranieri Herrmann, e o advogado responsável pela Ouvidoria do município, Luciano Rother, participaram do encontro. O assunto inicial foi a formatação e projeção de um termo de ajustamento de gestão do uso do espaço comercial da Praça dos Pássaros.

 

Após foi realizada uma reunião do Conselho Municipal do Turismo com os componentes do grupo do roteiro turístico interno que envolve empreendedores de Colinas. Na pauta, discussão e avaliação de formatos de propaganda, placas de identificação e mapas a serem elaborados a fim de identificar esses espaços comerciais e pontos de visitação no município.

 

Na oportunidade também foi planejado o Famtour Vale do Taquari, que ocorrerá dia 12 de março, quando agentes e guias de turismo do país farão um roteiro passando por Estrela, Westfália, Teutônia, Imigrante e Colinas. O trajeto inicia às 8h30min em Estrela e após, segue para Colinas onde permanecem por 1h30min a fim de participar do Café da Colônia na Casa do Artesão localizada na Estação Férrea. Além disso, o grupo participará do Passeio de Trenzinho pela cidade acompanhado por uma guia de turismo do próprio município.

 

Por fim, foi debatido sobre o Plano Municipal de Turismo que deverá ser trabalhado em conjunto com o Sebrae. “Ele será construído em conjunto com todos envolvidos na área do turismo em Colinas. Em um momento oportuno, os empreendedores serão chamados para expor suas ideias, dificuldades”, explica a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Aline Horst.  A intenção é elaborar o plano ainda neste ano para ser aplicado a partir de 2021. “Isso significa que Colinas passará a constar no mapa do turismo nacional. É um documento que abrirá a possibilidade de busca de fontes de investimento no setor. Além disso, o plano traçará metas para curto, médio e longo prazos, trazendo mais garantia de efetividade de ações para os empreendedores”, argumenta.

 

Outro assunto apresentado pelo prefeito Sandro foi a chegada dos passeios de trem a Colinas, o que está previsto para acontecer em agosto com passeios entre a Cidade Jardim e Roca Sales. “Teremos um ano bem movimentado no setor. Isso é reflexo do trabalho ativo entre todos os órgãos, sejam eles públicos ou privados. A participação ativa do Conselho do Turismo, a parceria da Emater/RS-Ascar e principalmente dos empreendedores que enxergam o potencial turístico de Colinas têm sido fator determinante para avançarmos no setor”, reforça Aline. A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, está na condição de orientar, incentivar e colaborar na elaboração de projetos sempre pensando no crescimento do turismo como um todo.

 

Fotos: Divulgação

Portais:

                                                         webmail