Projeto Mil Dias: oficinas sensorial e de música são estímulos para qualidade de vida na infância

 

No último sábado, dia 7 de dezembro, ocorreu mais uma atividade do Projeto Colinas Mil Dias – Para Mudar uma Vida Inteira para bebês de seis meses a dois anos. A programação teve como sede o Posto de Saúde de Colinas.

 

Pais e crianças de um a dois anos puderam participar de uma oficina de musicalização com a professora Jéssica Fritzen. De forma lúdica, as crianças tiveram acesso aos instrumentos musicais e executaram atividades que auxiliam no desenvolvimento de habilidades cognitivas, desde a memória, criatividade, motricidade, até concentração.

 

Bebês em fase de introdução alimentar (dos seis aos 12 meses) participaram da oficina sensorial “Brincando de Comer”. A nutricionista Ana Paula Jasper conduziu a atividade com ferramentas sensoriais produzidas a partir de alimentos saudáveis como forma de estimular os cinco sentidos dos bebês. A profissional também orientou mães e cuidadores sobre a importância de permitir que o bebê explore livremente os alimentos e tocando-os com mãos.

 

“Muitas crianças tem aversão a frutas e vegetais devido à textura desses alimentos. Hoje se sabe que quanto mais o bebê tocar, cheirar e explorar a comida, mais intimidade irá criar com os alimentos, possibilitando a criação de um hábito alimentar saudável para a vida toda”, diz Ana Paula. Segundo ela, momentos, brincadeiras e estímulos gerados pelos pais tem muito mais validade para o bebê. “Por isso o projeto proporciona momentos de interação e aprendizado entre pais e filhos”, finaliza.

 

Foto: Angélica Pott

Portais:

                                                         webmail