Pedágio Doce conscientiza população sobre a diabetes

 

Na última sexta-feira, dia 22 de novembro, ocorreu a segunda edição do Pedágio Doce. A iniciativa foi promovida pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Colinas em parceria com o grupo de diabéticos Zuckergruppe. A ação ocorreu em alusão ao Dia Mundial da Diabetes e teve o intuito de conscientizar a comunidade quanto aos sintomas e cuidados com a doença.

 

Na ocasião, o encontro do grupo ocorreu na Praça dos Pássaros em meio a uma roda de conversa sobre a importância do autocuidado. A agente comunitária de saúde, Justinês Magagnin, falou sobre alguns chás que compõe o projeto do horto didático, localizado ao lado da UBS. A educadora física, Simone Knop, conduziu uma atividade para estimular a circulação periférica.

 

Com o apoio da Brigada Militar, as agentes comunitárias distribuíram materiais informativos e membros da equipe de enfermagem realizaram medidas de glicemia (HGT) em pedestres e motoristas que passavam pelo local.  Ao todo, foram feitas 70 medidas de HGT durante a tarde, ação interrompida somente devido à chuva repentina. Dados atuais apontam que em Colinas, cerca de 7% da população do município tem o diagnóstico de diabetes.

 

Saiba mais

 

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo inteiro sobre os problemas associados à doença: alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.

Em 2006, a Organização das Nações Unidas entrou nessa parceria, por meio da resolução nº 61/225, para conscientizar todas as nações do mundo de que o diabetes é, de fato, uma doença epidêmica com impacto social e econômico grave, principalmente entre os países em desenvolvimento. Nasceu, portanto, o Dia Mundial de Diabetes apontando para um Novembro Diabetes Azul - a entrada da ONU e a cor azul, simbolizando a bandeira da entidade, deram um peso político incomensurável.

 

Foto: Divulgação

Portais:

                                                         webmail