Treinamento em Primeiros Socorros é oferecido à rede de ensino

 

Os professores da rede municipal e estadual de Colinas se reuniram na última quinta-feira, dia 25 de julho, para, na parte da manhã, trabalharem no alinhamento da proposta educacional territorial da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O momento foi de troca e de organização de ideias. O trabalho foi conduzido pela assessora da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMECTD), Magali Röhsig.

 

À tarde, seguindo determinação da Lei 13.722, de 2018, conhecida como Lei Lucas, que define a oferta anual de cursos de primeiros socorros para capacitação ou reciclagem dos profissionais da educação, a turma participou de treinamento sobre primeiros socorros. A condução foi dos Bombeiros Voluntários Imicol, de Colinas. Entre os temas abordados estiveram avaliação do local de acidente, asfixia, lesões oculares, esmagamentos, queimaduras, choque elétrico, amputações, e demais assuntos.

 

Conforme o comandante da corporação, Marcelo Ceppo, a capacitação gera aos professores, pais, alunos, o atendimento pré-hospitalar e uma garantia de resposta no primeiro momento de forma adequada e correta. “Sempre falo que a pessoa que estiver próximo ao acontecimento no momento é o que fará a diferença entre a vida e a morte ou uma sequela definitiva”, orienta. Ceppo lamenta que apenas após acidentes é que as leis entram em vigor. “Infelizmente teve que acontecer alguma coisa para se criar uma conduta, uma lei, como a Lucas e Maria da Penha, e assim por diante”, encerra. Por fim, ficou combinado de, através da parceria Bombeiros Imicol e SMECTD, será oferecido um treinamento também para os alunos e pais em momento oportuno.

 

Fotos: Divulgação

Portais:

                                                         webmail