Evento em Colinas celebra Dia do Colono e do Motorista

 

O dia cinzento não impediu o público de mais de 150 pessoas de participar do evento alusivo ao Dia do Colono e Motorista, realizado na última quinta-feira, dia 25 de julho, no salão comunitário da Linha Ano Bom Alto, em Colinas. Organizada pela prefeitura, Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), com o apoio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), a atividade contou com sorteio de brindes, destaques do Prêmio Verde e apresentações artísticas, brincadeiras rurais além de almoço típico, mostra de produtos da agricultura familiar e de artesanato.

 

Com o lema “O colono produz, o motorista transporta e ambos movem o País”, a extensionista da Emater/RS-Ascar, Lídia Dhein, ressaltou a importância de celebrar a data, que valoriza aqueles que tiram da terra o seu sustento e que encaram uma série de desafios diários. “Àqueles que enfrentam o sol, a chuva, o cansaço e as incertezas que movem o trabalho na agricultura, a nossa solidariedade e reconhecimento”, enfatizou. “O agricultor é aquele que trabalha em silêncio, com dignidade, buscando qualidade de vida e gerando emprego e renda”, prosseguiu.

Para a agricultora Márcia Lagemann, de Linha Ano Bom Alto, a data serve para celebrar, mas sem ignorar a necessidade de lutar pela garantia das políticas públicas que possibilitem a continuidade de seu trabalho. Como exemplo, ela cita as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “Produzo suínos em creche e aves e isso demanda um grande investimento, que só é possível com este tipo de apoio”, garante. “E é essa segurança que os jovens precisam ter para que se sintam motivados, daqui pra frente”, pondera.

 

Prestes a concluir o projeto de uma agroindústria que produzirá compotas e geleias, a agricultora Lourdes Scharb, da localidade de Linha Leopoldina, concorda com Márcia. “A gente percebe que as pessoas estão cada vez mais ao lado da agricultura familiar e esse é um bom começo, já que se não há cultivo ninguém come, né?”, argumenta. De sua propriedade também saem alimentos orgânicos, como bergamota, laranja, morango, aipim, alface, cenoura e couve-flor, que são comercializados na feira local. “Mesmo em cenários mais complicados, a gente sempre espera superar as dificuldades”, comenta.

 

Além de agricultores, motoristas e representantes de entidades, o evento contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito de Colinas Sandro Hermann, o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Seno Messer e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Colinas, Marco Rohr. Lagemann ressaltou a importância do trabalho em parceria e dos investimentos nas várias esferas, na busca do desenvolvimento do setor primário.

 

Prêmio Verde

 

O sorteio do Prêmio Verde ocorreu durante o evento, atividade já tradicional no município. Foram contempladas 58 pessoas. Abaixo, a relação.

 

1º prêmio – Rubem Boehm

2º prêmio – Marli Röhsig

3º prêmio – Eliane Röhsig

4º prêmio – Anemari Lutz

5º prêmio – Romeu Barrow

6º prêmio – Silmar Lamping

7º prêmio – César Dickel

8º prêmio – Janete Decker

9º prêmio – Ernani Müller

10º prêmio – Avani Piva

11º

  prêmio – Erno Lenhardt

12º prêmio – Leonice Freisleben

13º prêmio – Cláudio Wathier

14º prêmio – Noelena Henn

15º prêmio – Simão Sulzbach

16º prêmio – Janário de Castro

17º prêmio – Wilson Imoff

18º prêmio – Tatiane Sulzbah

19º prêmio – Loni Fall

20º prêmio – Doris Hubert

21º prêmio – Irno Schröer

22º prêmio – Maria C. Wanderer

23º prêmio – Elmo Lagemann

24º prêmio – Adelar Häfliger

25º prêmio – Seno Messer

26º prêmio – Breno Willrich

27º prêmio –Daniel Übel

28º prêmio – Techo Inhoff

29º prêmio – Rosane Pott

30º prêmio – Hugo Wanderer

31º prêmio – Elidio Meyring

32º prêmio – Ana M. Schneider

33º prêmio – Ana Marlene Wathier

34º prêmio – Nelson Goldmeier

35º prêmio – Carla D. Wanderer

36º prêmio – Irceo Kaplan

37º prêmio – Armildo Bücker

38º prêmio – Elmo Lagemann

39º prêmio – Ilse Borghardt

40º prêmio – Valdir Lenhardt

41º prêmio – Lia Hafliger

42º prêmio – Irio Brune

43º prêmio – Aneli Dannebrock

44º prêmio – Ernani Müller

45º

 prêmio – Seno Saling

46º prêmio – Sandra Mallmann

47º prêmio – Aldino Weber

48º prêmio – Erno Sand

49ª prêmio – Lúcia Röhsig

50º prêmio – Azenia Schardong

51º prêmio – Olécio Mollmann

52º prêmio – Rafael Horst

53º prêmio – Gisela Schmökel

54º prêmio – Romeu Schwarz

55º prêmio – Araci H. Schulte

56º prêmio – Klaus H. Redecker

57º prêmio – Genir Tischer

58º prêmio – Adriana B. Blau

 

Fonte: Ass. de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Lajeado

Fotos: Angelica Pott

Portais: