Sábado tem Dia D de vacinação contra gripe

Tradicionalmente promovido para alcançar um maior número de pessoas, o mutirão de vacinação contra a gripe ocorre neste sábado, dia 4 de maio. A sala de vacinação do Posto de Saúde estará aberta em horário diferenciado, das 8h às 16h30min, sem fechar ao meio dia. Um roteiro pelo interior do município foi montado para atender as comunidades (abaixo). É obrigatório estar munido do Cartão SUS e da Carteira de Vacinação. Não serão vacinadas pessoas de outros municípios, pois o envio de vacinas ocorre com base na população residente.

 

Podem se vacinar todos os grupos de riscos: crianças, gestantes, trabalhadores de saúde; povos indígenas; puérperas (mulheres até 45 após o parto); idosos (a partir dos 60 anos); professores; pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional. A proposta do governo é utilizar a campanha de vacinação contra a gripe para atualizar os cartões de imunização das crianças e gestantes.

 

A meta nacional é imunizar 58,6 milhões de pessoas até o dia 31 de maio, quando a campanha será encerrada. Em Colinas, o objetivo é atingir até 100% do público-alvo, ou seja, 791 pessoas. Até a última quinta-feira, dia 25 de abril, os dados registravam a imunização de 83 pessoas, alcançando 10,49%. Em dia de semana, a sala de vacinação junto ao Posto de Saúde atende as pessoas das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

 

Conforme a secretária municipal da Saúde de Colinas, Patrícia Nietiedt, o Dia D “é muito importante, pois permite alcançar localidades e populações que não costumam vir à Unidade Básica de Saúde somente para esta finalidade”, explica. Ela reforça que “a vacinação aos acamados e domiciliados devem ser agendadas com as Agentes Comunitárias de Saúde de cada micro área, de forma que todos aqueles que querem se vacinar tenham esta possibilidade”.

 

A campanha se concentra neste período do ano porque a queda das temperaturas no outono e no inverno tende a aumentar as aglomerações de pessoas em lugares fechados e sem ventilação. São maiores também os riscos de se pegar a doença, pois a contaminação ocorre principalmente por meio do contato com outras pessoas doentes.

 

Roteiro pelo interior

 

8h30min às 9h30min – Linha Santo Antônio

8h30min às 9h3min – Linha Roncador

10h às 11h – Linha Leopoldina

13h às 14h – Linha Ano Bom Alto

13h30min às 14h30min – Linha 31 de Outubro

14h30min às 15h30min – Linha Ano Bom Baixo

 

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Portais: