Vacina contra a gripe inicia nesta quarta

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira, dia 10 de abril. Nesta primeira fase, devem ser vacinadas as crianças de seis meses a seis anos incompletos e gestantes. Este público-alvo será vacinado com prioridade até o dia 19 de abril. Após esse período a vacina será disponibilizada para o restante do público-alvo, que permanecem os mesmos de campanhas anteriores: idosos; trabalhadores de saúde; povos indígenas; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade

  

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Colinas, a meta é imunizar até 100% do público-alvo, ou seja, 818 pessoas. Nesse período, a sala de vacinação junto ao Posto de Saúde irá atender as pessoas das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia. É obrigatório estar munido do Cartão SUS e da Carteira de Vacinação. Não serão vacinadas pessoas de outros municípios, pois o envio de vacinas se dá com base na população residente. "O objetivo da campanha, que segue até dia 31 de maio, é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo", diz a titular da pasta, Patrícia Nietiedt.

 

Dia D: 4 de maio

 

O Dia D da campanha de vacinação contra a gripe está marcado para o dia 4 de maio, um sábado. Na data, a sala de vacinação atenderá das 8h às 16h30m, sem fechar ao meio dia. Vacinas em dia A novidade deste ano é que o Ministério da Saúde decidiu ampliar o público-alvo para faixa etária de seis anos incompletos. Antes só eram vacinados menores de cinco anos.  Durante a campanha será possível realizar a atualização vacinal em crianças e gestantes, podendo estes dois grupos receber outros tipos de vacina juntamente com a da gripe. A proposta do governo é utilizar a campanha de vacinação contra a gripe para atualizar os cartões de imunização desses dois grupos.

 

Influenza no país

 

Em 2018, foram 6.678 casos de influenza em todo o país, com 1.370 óbitos. Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade por influenza no Brasil está em 0,66 por 100 mil habitantes.

 

Foto: Angélica Pott/Arquivo

Portais:

                                                         webmail