Campanha municipal inédita atualiza caderneta de vacinação de 63 pessoas

No último sábado, dia 9 de março, ocorreu, na Unidade Básica de Saúde de Colinas, a 1ª edição da Campanha Municipal de Vacinação, com o intuito de atualizar as cadernetas de vacinação dos munícipes. Foram atendidas 63 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, das 8h da manhã às 16h da tarde. A equipe de enfermagem esteve engajada na aplicação das vacinas, bem como na atualização dos cadastros da população no sistema de cadastro vacinal online do Governo Federal (SI-PNI Web).

Este software SI-PNI Web registra individualmente cada pessoa vacinada a nível nacional, além de manter o registro das doses de vacinas, movimento dos imunobiológicos, assim como transmissão e monitoramento dos dados, de forma que o Ministério da Saúde possa ter dimensão da situação vacinal do país. A orientação é que todos os municípios devem estar com o sistema em uso a partir de março de 2019.

 

Oficina de Brinquedos

 

Paralelo à campanha, na parte da manhã, o Projeto Colinas 1000 Dias esteve realizando atividades na recepção da Unidade com uma Oficina de Brinquedos confeccionados pelas Agentes Comunitárias de Saúde Ana Cristina Kohler e Sílvia Patrícia dos Santos da Costa, e pela Coordenadora do Departamento de Saúde e nutricionista, Ana Paula Jasper. Cerca de 10 crianças participaram da atividade juntamente com seus pais.

 A oficina teve como objetivo ensinar aos pais como confeccionar brinquedos simples e que estimulam a coordenação motora, motricidade fina e a coordenação óculo-manual (capacidade de usar a visão e as mãos ao mesmo tempo), habilidades estas que auxiliarão a criança na etapa escolar, melhorando a escrita, a capacidade de concentração, a criatividade e o desempenho cognitivo. Além disso, envolver os pais em tarefas com os filhos fortalece o vínculo familiar e gera estímulos mais significativos para a criança. Todos os brinquedos foram feitos a partir de materiais recicláveis e de uso do cotidiano, também impactando na economia familiar.

 

Fotos: Divulgação

Portais:

                                                         webmail