PSE aplica testes auditivos em alunos da Ipiranga

Encerrando o ciclo de ações do Programa Saúde na Escola (PSE) deste ano, a fonoaudióloga Gisele Rezende realizou na última semana testes auditivos com as turmas do 1º ao 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ipiranga.

Gisele esclarece que a detecção precoce de alterações auditivas pode ser de extrema relevância dos diversos aspectos da vida, principalmente no âmbito escolar, visto que a perda auditiva pode ser confundida facilmente com dificuldades de aprendizagem, por exemplo. Os alunos que apresentaram falha na triagem passaram novamente por testes e aqueles identificados com alterações foram encaminhados ao otorrinolaringologista para a devida resolução.

 

O PSE é um programa federal que estimula a parceira entre Secretarias de Saúde e de Educação, com o intuito de trabalhar a prevenção em diversas áreas da saúde dentro do ambiente escolar. No total, 12 ações são trabalhadas, dentre elas, promoção e avaliação da saúde bucal, promoção da alimentação saudável e combate a obesidade infantil, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, combate ao mosquito da Dengue, promoção da saúde visual e auditiva, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, verificação da situação vacinal, entre outras. As secretarias municipais envolvidas já planejam as ações para 2019.

 

Foto: Divulgação

Portais:

                                                         webmail