1º Pedágio Doce conscientiza sobre o diabetes

No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. Pensando nesta data, o grupo de diabéticos Zuckergruppe realizou na tarde da última quarta-feira, o 1º Pedágio Doce. Com a intenção de conscientizar a população em geral sobre os sintomas e cuidados com o diabetes, foram entregues materiais informativos e realizadas medidas de HGT em pedestres e motoristas que passaram pela Praça dos Pássaros. A aferição foi realizada pela enfermeira Greice Telöken e a técnica de enfermagem Eliane Neuhaus.

Durante a tarde, alguns participantes do grupo, junto com as Agentes Comunitárias de Saúde, estavam posicionados em pontos estratégicos do município informando sobre a doença e convidando a quem quisesse se dirigir até a praça para fazer sua medida de açúcar sanguíneo. Além disso, os integrantes do Zuckergruppe participaram de uma roda de conversa sobre o diabetes com o médico da Unidade Básica de Saúde, Diego Terres, trocaram mudas de stévia e batata yacon e soltaram a voz ao comando da colaboradora do grupo, Edelcard Hartmann. Um lanche também foi servido aos pacientes.

“A ideia desse verdadeiro banquete é mostrar aos nossos pacientes que o diabético pode comer um lanche saboroso e diversificado, mesmo sendo sem açúcar e à base de alimentos integrais e frutas. Falamos muito sobre alimentação nos encontros. Usar a criatividade é essencial”, sustentou a nutricionista Ana Paula Jasper. Para finalizar o encontro, a educadora física, Simone Knopp, conduziu uma animada atividade com os pacientes, uma vez que, segundo ela, exercício físico também é fator importante no controle do diabetes. O próximo encontro do Zuckergruppe ocorrerá sexta-feira, dia 30 de novembro, às 13h30min, na Academia de Saúde.

 

Fotos: Divulgação e Fabrício Fiel

Portais:

                                                         webmail