Plantas alimentícias não convencionais são tema do Dia da Alimentação em Colinas

Com o tema “Sair da monotonia alimentar é PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais)”, o município de Colinas promove dia 16 de outubro Tarde de Campo em alusão ao Dia da Alimentação, celebrado na mesma data. Na oportunidade haverá ainda troca de sementes crioulas.

 A atividade ocorre na Pousada Ano Bom, localizada na Linha Ano Bom, a partir das 14h.  Serão oferecidas oficinas e também uma caminhada. O transporte será ofertado para as pessoas que se inscreverem até o dia 11 de outubro pelo telefone 3760-1017 ou WhatsApp 99734- 6716.O evento é realizado pelo escritório municipal da Emater-RS/Ascar, prefeitura, Associação de Mulheres Colinenses e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

 

Saiba mais

 Plantas Alimentícias Não Convencionais é o nome utilizado para plantas que tem potencial alimentício e desenvolvimento espontâneo, porém não são consumidas em larga escala ou são utilizadas apenas em determinada região. Costumam ser cultivadas somente por pequenos produtores e em escala doméstica. Também podem ser consideradas PANCs partes geralmente não consumidas de plantas comuns, como por exemplo, a folha da batata-doce e o coração da bananeira.

 

O termo foi cunhado pelo professor, pesquisador e botânico Valdely Ferreira Kinupp em sua tese de doutorado em fitotecnia pela UFRGS. As PANCs possuem diversas vantagens quando comparadas às plantas convencionais. Uma delas é a disponibilidade, já que essas plantas aparecem em locais diversos, como parques, jardins públicos, praças, e até mesmo em calçadas com alguma vegetação. De uma maneira geral, possuem alto teor de vitaminas e minerais, além de uma grande quantidade de fibras alimentares, o que as confere grande utilidade na alimentação e nutrição de quem as consome.

 

Foto: Divulgação

Portais:

                                                         webmail