Colinas participa de Seminário de Inspeção

Com o tema “A arte de produzir alimento seguro e saudável”, foi realizado nesta terça-feira, dia 25 de setembro, o Seminário Regional de Inspeção. Representando Colinas esteve presente do Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Marco Aurélio Rohr, também presidente da Associação dos Secretários da Agricultura dos Municípios do Vale do Taquari (Asamvat). Promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (Consisa VRT), o evento teve apoio da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Asamvat e outras entidades de caráter regional. O seminário ocorreu na Associação Comercial, Industrial e Serviços (Acisam) de Arroio do Meio.

 A primeira palestra do dia foi ministrada por Ariel Lima, do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) de Santana do Livramento. Ele falou sobre a importância do SIM e do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). A equivalência no Sisbi via consórcio foi abordada por Morciel Faraum, do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente (Cidema) de Santa Catarina.

 Para encerrar a programação da manhã duas palestras. Os princípios básicos para elaboração de vinhos e programas de certificação serão tratados por João Carlos Taffarel, da Embrapa Uva/Vinho. Em auditório anexo, Ariel Lima falou para os técnicos do SIM sobre os registros do Sistema de Inspeção Municipal.

 O seminário seguiu à tarde. O primeiro tema abordado foi a certificação de origem de queijos artesanais, pela médica veterinária Raquel Mesquita, do SIM de Nova Petrópolis. Após, Adriano Becker, coordenador do Departamento de Inspeção Sanitária do Consórcio do Vale do Taquari, falou sobre o Sisbi/Consisa. Uma mesa de debates encerra o evento. Participaram o presidente do Consisa, Klaus Schnack; o coordenador do Departamento de Inspeção Sanitária do Consisa, Adriano Becker; Raquel Mesquita, do SIM de Nova Petrópolis; João Carlos Taffarel, da Embrapa Uva/Vinho e o presidente da Associação dos Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, Marco Rohr.

 O seminário contou ainda com apoio da Emater-RS/Ascar, Codeter, Codevat e Regional Sindical do Vale do Taquari.

 Fotos: Maica Viviane Gebing

Portais:

                                                         webmail