Secretaria de Educação estimula a leitura na comunidade através de pontos de troca de livros

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Colinas deu início ao projeto "Esqueça um livro e espalhe conhecimento".

Caixas foram colocadas em pontos estratégicos, como no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e no escritório municipal da Emater-RS/Ascar. Nelas, qualquer pessoa poderá colocar, em doação, um livro e escolher outro para ler. A iniciativa faz parte de um projeto de incentivo à leitura e compartilhamento de conhecimento.

Além de acondicionar os livros, o uso das caixas de madeira, que seriam descartadas, promove a conscientização ambiental através da reutilização; embeleza a cidade; e passa a ter um uso nobre, coletivo e educativo.

O Brasil possui um dos piores índices de leitura do mundo, e, conforme a secretária Aline Horst, o principal objetivo é introduzir a cultura da leitura no cotidiano das pessoas. “Se você tiver livros em casa e quiser trocá-los com outras pessoas da comunidade, comece a separá-los. O projeto é um convite à leitura. Vimos que ideias parecidas já existem em outros locais e achamos que seria bom trazê-la para a nossa realidade. Os livros são gratuitos e a proposta é que as pessoas leiam e devolvam ou troquem por outros", explica.

Se esta fase inicial surtir efeitos positivos, a ideia é produzir casinhas customizadas com portas de vidro e resistentes às mudanças climáticas para espalhar em espaços públicos externos. “Como diz Rafael Mendes de Oliveira, ‘a leitura abre as janelas do entendimento e desperta do sono a sabedoria’”, encerra Aline.

Fotos: Divulgação