Colinas participa de encontro sobre Caminhos Autoguiados

Na tarde de terça-feira, dia 24 de julho, a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) esteve reunida com os condutores e representantes dos nove municípios que já receberam o projeto Caminhos Autoguiados do Vale do Taquari e os próximos que realizarão a inauguração. Colinas foi representada pela Secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Aline Horst.

Na oportunidade, Alício de Assunção, coordenador do Passeios da Colônia e parceiro do projeto, explicou aos presentes sobre o Caminhos Autoguiados destacado que a iniciativa tem por objetivo “proporcionar aos caminhantes percorrer trajetos sem condutores, orientando-se apenas pelas placas de sinalização; oferecer exercícios para o corpo e a mente em trajetos por caminhos rurais; elevar a autoestima das comunidades visitadas; gerar renda através da comercialização de produtos coloniais e artesanato; proporcionar momentos únicos aos turistas e vivenciar conhecimentos entre moradores e caminhantes”, enaltece.

A turismóloga da Amturvales, Lizeli Bergamaschi, destacou a importância do turismo para a cidade e região, levantou questões de como os turistas devem ser recepcionados nos municípios, bem como a importância das caminhadas tanto para o turismo local como regional. “É fundamental que os condutores saibam sobre os atrativos dos outros municípios e da região como um todo, pois temos a função de passar o maior número de informações sobre os locais para as pessoas que nos visitam, com o intuito delas permanecerem mais que um dia na região. Mesmo que os Caminhos Autoguiados podem ser feitos sem condutores, orientando-se por placas de sinalização e material do apoio como folheteria com informações e mapa, estamos propondo o serviço de condutor local aos turistas que solicitarem”, destaca.

Por fim, a gestora de redes sociais do Região dos Vales Comunicação Digital, Micheli Tonezer, realizou um treinamento explicando as principais ferramentas do Facebook. A ação visa auxiliar os condutores abastecer a página do caminho autoguiado de cada município.  “Primeiramente falei sobre o Facebook, do quanto ela agrega na divulgação. Após, dei dicas do que postar com foco no turismo, como foto e vídeo, a fim de alcançar engajamento e interação do público e dos próprios caminhantes”, relata.

Além da Cidade Jardim, Marques de Souza, Itapuca, Sério, Paverama e Travesseiro já foram contemplados com o projeto. Coqueiro Baixo, Roca Sales e Vespasiano Corrêa são os próximos municípios a recebem, entre agosto e setembro, o Caminhos Autoguiados do Vale do Taquari.

Foto: Vanessa Paliosa/Amturvales

Portais:

                                                         webmail