Encontro sobre fruticultura reúne produtores em Colinas

O escritório municipal da Emater-RS/Ascar de Colinas realizou Encontro Técnico sobre Fruticultura. O evento ocorreu na última quarta-feira, dia 4 de julho, junto à Academia de Saúde.

A atividade abordou temas como o correto plantio, adubações, podas e controle de pragas e doenças. A técnica da Emater, Lídia Dhein, reforça que o controle da mosca da fruta é uma praga que está atacando diversas frutas nos pomares domésticos em nosso município. “Adotando algumas técnicas, podemos fazer um bom controle e colher fruta de qualidade, sem uso de produto químico”, orienta. Ela apresentou a diversidade de frutas possíveis de se produzir e gerar renda na propriedade com a comercialização e abastecimento de mercados locais.

 Conforme Lídia, a grande dificuldade para a produção de frutas consiste no correto manejo de podas, adubação e o controle da mosca da fruta. “Recolher os frutos caídos do chão e enterrar seria no momento um manejo de amenizar os ataques para a próxima safra. O ciclo da mosca da fruta é muito rápido e necessita de um manejo mais assíduo, caso contrário, impossibilita a colheita de um fruto sadio, sem ataque da mosca”, acredita. Outra alternativa, segundo a técnica, é ensacar os frutos com pacotes de papel que podem ser adquiridos nas agropecuárias.

 Foto: Divulgação

Portais:

                                                         webmail