Encontro debate conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos

Colinas sediou, na última semana, o 8° Encontro de Agroecologia e Troca de Sementes Crioulas. O objetivo foi resgatar e manter a tradição, oportunizando um espaço de troca e reflexão das experiências da produção de alimentos para o autoconsumo.

O evento foi resultado da parceria entre  Emater-RS/Ascar, Secretaria Municipal  da Saúde e Assistência Social e Associação de Mulheres Colinenses.
O evento contou com a presença do engenheiro agrônomo e assistente técnico regional de agroecologia da Emater-RS/Ascar, Marcos Schäfer, que falou da importância de se preservar as sementes crioulas, abelhas sem ferrão e benefícios da produção de alimentos agroecológicos para saúde humana. A catequista Edelcard Hartmann ministrou a mística de abertura do encontro em um momento de criatividade e reflexão da energia.

Conforme a extencionista social, Cleide Gutierrez, este encontro nos remete a real importância que as sementes crioulas têm para a agricultura, a preservação da biodiversidade, segurança alimentar e consequentemente para nossa saúde e saúde do planeta. “Além de sabores e nutrientes, as sementes crioulas guardam verdadeiros patrimônios genéticos e culturais. Parte desta riqueza milenar já desapareceu, e a que resta está ameaçada”, sustenta.

 

Fotos: Divulgação

Portais:

                                                         webmail