Dia do Desafio é transferido para junho

Devido à situação que o país enfrenta desde a última semana, foi transferido o Dia do Desafio para 27 de junho.

Neste ano, a Cidade Jardim espera movimentar mais de mil pessoas. Colinas vai enfrentar a cidade de Goioxim, no Paraná, com 7.504 habitantes. Em 2017, enfrentou a cidade de Quipele, na Colômbia, com 8.100 habitantes, vencendo com uma diferença de mais de 40%. O município atingiu 1.044 pessoas, ou seja, 43,1% da população. Já a cidade catarinense contabilizou 0,80% da comunidade.

A competição entre cidades tem como objetivo estimular a adoção de hábitos mais saudáveis como a prática diária de esportes e de exercícios físicos. Vence o desafio a cidade que conseguir mobilizar o maior número de pessoas, considerando o percentual de participantes em relação ao total de habitantes de cada município. Realizado mundialmente, propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem pelo menos 15 minutos consecutivos de qualquer atividade física.

Para incentivar a prática e reunir o maior número possível de adeptos, foram propostos três pontos (Restaurante Quatro Fratteli Frozza, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Unidade Básica de Saúde) com atividades diversas, como chute a gol, pular corda e alongamento, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.  Dois monitores também visitam as empresas do município interessadas em realizar 15 minutos de atividades com os colaboradores. Já os educandários das redes municipal e estadual - Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga; e Escola Estadual de Ensino Médio de Colinas - , participam de caminhadas pela cidade. A Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo promove atividades recreativas para os pequenos.

O Dia do Desafio é promovido, no Rio Grande do Sul, pelo Sistema Fecomércio-RS/SESC. A competição saudável foi criada no Canadá e é difundida mundialmente pela The Association For International Sport for All (Tafisa) – entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. Trata-se de uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio.

Solidariedade

A prorrogação da data afeta também a novidade para este ano. Agora, calçados esportivos e tênis, novos ou usados, podem ser doados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) até o dia 27 de junho. O material arrecadado será entregue na Associação dos Menores de Arroio do Meio (AMAM). Informações sobre a campanha podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto ou pelos telefones 3760-4000 e 99901-3082.

Portais:

                                                         webmail