Dia da Luta Antimanicomial é celebrado com mateada

 

Quarenta usuários e participantes da Oficina Terapêutica de Saúde Mental se reuniram na segunda-feira à tarde, dia 14 de maio, para celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em todo país 18 de maio.

A Mateada Louca de Boa foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Colinas e ocorreu na Praça dos Pássaros. Brincadeiras, música roda de conversa e chimarrão fizeram parte da atividade. A psicóloga Jaqueline Demaman, técnica em enfermagem Roseli Mohr e a oficineira Mariane Schneider também estiveram presentes. A equipe pretende promover o encontro anualmente. Já os encontros da oficina terapêutica acontecem todas as quintas feiras, das 14h às 15h30min, no espaço da Academia da Saúde.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru, São Paulo. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.

 

Fotos: Divulgação

Portais:

                                                         webmail