Encontro orienta gestantes sobre parto humanizado

Com atividades mensais, o Encontro de Gestantes do mês de julho falou sobre humanização do nascimento do bebê.

Ocorrido na última sexta-feira, dia 14, o grupo teve a presença da doula Carina Horn, de Estrela, que utilizou o auditório da Unidade Básica de Saúde para demonstrar técnicas e exercícios de relaxamento durante o parto.

Conforme Carina, parto humanizado é toda e qualquer forma de nascimento que privilegie a mamãe e o bebê, atendendo suas expectativas e necessidades nesse momento tão importante. “Humanizar é utilizar o mínimo de intervenção possível na assistência. É respeitar o ritmo da gestante e do filho. É ter sensibilidade, olhar diferente e saber ouvir e enxergar as possibilidades e os limites da parturiente. É entendê-la, respeitando suas crenças, valores morais e culturais”, explica. O encontro contou com a presença de 10 gestantes. Benefícios do parto normal também foram citados.

O próximo encontro estava previsto para ocorrer dia 8 de agosto, mas foi prorrogado para o dia 11, em uma terça-feira, a partir das 13h30min, no mesmo local. Na oportunidade, as mamães conversam com a fonoaudióloga Gisele Fernanda Schaurich Rezende sobre linguagem e desenvolvimento da fala. A técnica em enfermagem do Posto de Saúde, Eliane Neuhaus, deve estar presente. A participação é gratuita.

Fotos: Divulgação

Portais:

                                                         webmail