Colinas da sequência à criação de roteiro interno de turismo

Mesmo com a noite fria da última quarta-feira, dia 14 de agosto, os empreendedores do roteiro de Colinas estiveram participando da rodada de conversa com a presença do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS). A iniciativa está sendo formatada com apoio da Administração Municipal de Colinas, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMECTD), do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e da Emater-RS/Ascar.

Conforme a secretária do Turismo, Aline Horst, foi dado início ao processo de cadastramento de interessados em ser condutores locais ou em oferecer um espaço pousada em propriedades rurais no ano passado. “O objetivo é nos prepararmos para receber e hospedar pessoas em nosso município. Trabalho que sempre foi discutido e planejado nas reuniões do Conselho do Turismo”, explica.

O palestrante Diego Zenkner reforçou a importância de o grupo ter um objetivo em comum, estrutura própria, coesão interna e organização dinâmica. Ele apresentou o fluxo e o perfil do turista no Rio Grande do Sul. Além disso, falou sobre as diversas ações que estão acontecendo na região e sobre o Projeto Turismo de Natureza.

“Estar participando da elaboração de um roteiro em nosso município incentiva a produzir cada vez mais e a procurarmos melhor atender os clientes e turistas que chegam ao nosso estabelecimento. Com a parceria do Sebrae em treinamentos e qualificação de nosso grupo teremos mais segurança para seguir nosso caminho” comenta Miriana da Silva Maziero Gattermann, integrante da Casa do Artesão.

“Para mim foi maravilhoso! Espero ter muita ajuda do Sebrae para o nosso empreendimento”, destaca Noeli Frozza, proprietária do Restaurante Quatro Fratelli Frozza.

O prefeito Sandro Ranieri Herrmann também participou da reunião e destacou o trem turístico. ”Os sete municípios envolvidos com o trem turístico estão investindo na elaboração de um novo projeto para a implantação do roteiro, tendo em vista algumas modificações necessárias, mas já existe previsão de uma 2ª edição do ‘Nos trilhos do Natal’”, adianta.