Saúde redefine fluxo de atendimentos

A Secretaria Municipal da Saúde aproveitou a reunião do Conselho Municipal de Saúde para apresentar a redefinição do fluxograma do protocolo de atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Colinas. O material foi aprovado durante o encontro ocorrido na última quinta-feira, dia 20 de julho, no Auditório da Unidade Básica de Saúde. A proposta foi produzida pela equipe composta por médicos, enfermeira, técnicas em enfermagem, agentes comunitárias de saúde e demais servidores, prevendo trazer mais qualidade aos atendimentos prestados pelo serviço de saúde.

O material prevê alterações de atendimento nas três demandas da população em relação à saúde. A primeira refere-se a consultadas não agendadas (urgências) com médico clínico geral, que passam a ocorrer na primeira metade de cada turno, ou seja, 8h às 9h50min e 13h às 14h50min. A acolhida é realizada pela equipe de enfermagem, que fará uma escuta qualificada e dará devido encaminhamento baseado no Protocolo de Manchester, que classifica os casos por cores, após uma triagem baseada em sintomas, de forma a representar a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada paciente. Após, o paciente é encaminhado para a consulta com médico clínico geral ou agendamento, conforme o caso.

A outra demanda menciona as consultas agendadas, que serão realizadas na segunda metade de cada turno, das 10h às 12h e das 15h às 16h45min. Os pacientes devem comparecer à UBS no horário agendado da consulta. Os sinais serão verificados pela equipe de enfermagem e o paciente será encaminhado para médico ou clínico geral, conforme agenda.

A terceira situação envolve procedimentos como vacinas, curativos e aplicação e medicamento. Os serviços são prestados pela equipe de enfermagem e, em seguida, o paciente o liberado. A pasta comunica que renovação de receitas e apresentação de resultados de exames devem ser agendados previamente.

Os atendimentos com especialistas permanecem inalterados. O transporte dos pacientes ocorre no início da manhã e da tarde, ou seja, a partir das 7h e das 13h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3760-4028 ou 1162, com a equipe de enfermagem.

Foto: Vitória Stürmer Bortoletti

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