Vacinação contra gripe é prorrogada até dia 15 de junho

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe será prorrogada até o dia 15 de junho em todo o país.

A recomendação do Ministério da Saúde, enviada aos gestores locais nesta terça-feira, dia 29 de maio, foi adotada em decorrência dos possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde. A campanha estava prevista para encerrar nesta sexta-feira, dia 1º de junho, sendo que 100% das doses da vacina (60 milhões) já foram distribuídas aos estados, que estão devidamente abastecidos. O objetivo é conter o avanço da doença no inverno, quando as baixas temperaturas ampliam a circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias.

Em Colinas, a aplicação pode ser feita junto à Unidade Básica de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30min, sem fechar ao meio-dia. As pessoas devem estar munidas de carteirinha de vacinação. O público alvo são as gestantes, puérperas (mulheres que estejam no período de até 45 dias após o parto), crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos, profissionais da saúde, professores das redes pública e privada e idosos. Pessoas com doenças crônicas (diabéticos e hipertensos) não precisam de atestado pois estão cadastrados pela Secretaria Municipal de Saúde. Já os portadores de doenças cardíacas, pulmonares e alérgicas devem apresentar atestado.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Casos de gripe no Brasil

O último boletim de influenza do Ministério da Saúde aponta que, até 26 de maio, foram registrados 2.088 casos de influenza em todo o país, com 335 óbitos. Do total, 1.262 casos e 218 óbitos foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2, foram registrados 412 casos e 58 óbitos. Além disso, foram 219 registros de influenza B, com 27 óbitos e os outros 195 de influenza A não subtipado, com 32 óbitos.

Portais: